O Odyssey foi demonstrado pela primeira vez em abril de 1972 e lançado em agosto do mesmo ano, três anos antes dos consoles do Atari Pong. Ele foi desenhado por Ralph Baer, por volta de 1966 e teve um protótipo por volta de 1968. Este protótipo, conhecido como o Brown Box, está agora em exibição no Museu Nacional do Instituto Smithsonian de História Americana em Washington, DC.


 O Magnavox Odyssey é um console digital e, como todos os consoles até a sexta geração, ele usa circuitos analógicos devido ao fato de que os televisores de sua época forneciam apenas entrada analógica. O Odyssey não tinha capacidade de som, algo que foi corrigido com os "sistemas de Pong" de anos posteriores, inclusive do próprio Magnavox Odyssey. Ralph Baer propôs uma extensão de som para o Magnavox em 1973, mas a idéia foi rejeitada. O Odyssey utilizava um tipo de cartão de circuito impresso removível que era inserido em um slot semelhante a um slot de cartuchos ROM. 

 O console foi vendido com sobreposições de plástico translúcido que os jogadores poderiam colocar em sua tela de TV para simular gráficos coloridos, embora apenas dois tamanhos de TV foram contemplados. Algumas destas sobreposições poderiam até ser usadas com os mesmos cartuchos, embora com diferentes regras de jogo. Também foi vendido com dados, fichas de pôquer e folhas de pontuação para ajudar a manter a pontuação, bem como um jogo de tabuleiro tradicional. 

 Lançado em agosto de 1972, suas vendas foram prejudicadas pela má divulgação, pois muitos consumidores acreditavam que o Odyssey só funcionaria em televisores Magnavox. Por essa razão, a maioria dos jogos posteriores "Pong" tinha uma explicação em sua caixa dizendo "Funciona em qualquer aparelho de televisão, em preto e branco ou a cores".

 Magnavox estabeleceu um processo judicial contra a Atari, Inc. por violação de patente no design de Atari de Pong, pois lembrava o jogo de tênis para o Odyssey. Porém, em 1985, a Nintendo processou a Magnavox e tentou invalidar as patentes da Baer, dizendo que o primeiro video game foi Tennis for Two de William Higinbotham, jogo construído em 1958. O tribunal decidiu que este jogo não usava sinais de vídeo e não poderia qualificar-se como um jogo de vídeo. Como resultado, a Nintendo perdeu o processo e continuou pagando royalties para a empresa.


Gostou? Se gostou, curta, divulgue e siga!


                                                                                                               Post feito por: 
                                                     TALITA ALVES

Deixe um comentário