Há algumas semanas eu tinha feito uma viagem para Goiânia e, logo quando fiquei sabendo de uma venda de livros em um Shopping, fui lá correndo procurar alguns dos quais eu queria ler.
       Confesso que fiquei horas procurando até que bem em um cantinho encontrei "O Diário de Helga". Fazia tempo que eu estava querendo comprar e simplesmente fiquei eufórica em encontra-lo e ainda com um belo desconto (rs).
       O livro é o diário feito por Helga Weiss, uma garota judia nascida em Praga, na atual República Tcheca, em 1929, que foi uma das poucas crianças que sobreviveram ao Holocausto. Neste, ela relata os acontecimentos que ocorreram em sua vida desde quando deu-se inicio às restrições estabelecidas pelos nazistas aos judeus, até o momento que ela ganha a liberdade tão esperada.
      A precariedade das moradias, a falta do que comer, doenças que estavam por toda parte, a exploração relacionada ao trabalho... As situações em que as pessoas foram destinadas a viver foram horríveis. Eu li o livro um tanto inconformada com as tais condições.
     Entretanto, o diário não trata-se de apenas relatos destinados ao sofrimento. Há diversas páginas onde pode-se ver que mesmo com tanto sofrimento, a esperança ainda cessava em Helga e em muitos outros prisioneiros.
    Entre as várias folhas do livro, foram disponibilizados um pequeno acervo de fotos de Helga e sua família, além de alguns dos desenhos feitos por ela no campo de concentração de Terezín.
     Eu achei incrível o livro e indico para todos, principalmente aos que possuem curiosidade em saber um pouco mais sobre o Holocausto.



    A leitura do diário despertou em mim, vários momentos de reflexão. Às vezes, alguns dos meus planos acabam dando errado e eu já começo a achar que não tenho sorte; sinto minhas esperanças se tornarem escassas a ponto de eu não querer  ir, correr atrás e buscar alcançar os meus objetivos. Vendo o modo como Helga ainda persistia em viver mesmo sem ao menos conseguir andar de tão fraca e doente, fez com que eu parasse um pouco para pensar: "As situações em que passo são tão suficientes para que a minha esperança seja abalada?".
    Nós temos nossos altos e baixos na vida; temos nossas vitórias e também as nossas derrotas. Não estou dizendo que devemos aguentar tudo com um largo sorriso na face; somos seres movidos à sentimentos e assim como é normal ficarmos felizes, também podemos ter lá nossos momentos tristes. O que estou querendo dizer é que antes de, por exemplo, querer tirar a sua vida por conta de achar que você alcançou o seu limite e que não há mais chance de sorrir mais uma vez, pense um pouquinho mais. Será que compensa perdermos assim as nossas esperanças, ainda mais na vida onde se está infestado imprevisibilidades? Se Helga tivesse desistido, não teria tido a oportunidade de ser uma renome artista plastica como ela tanto queria, por exemplo.
    Lembre-se de que há sempre uma gota de felicidade em alguém que sofre, se este tem esperança de que tudo acabará bem.

Helga Atualmente































Post feito por Eduarda Furtado


Deixe um comentário